Podemos observar que a cada dia mais os consumidores estão se tornando mais exigentes na escolha dos alimentos industrializados. Não fosse somente isso, o que já seria o suficiente para uma crescente preocupação dos produtores e envazadores, a fiscalização do Ministério da Agricultura e do Abastecimento (MAPA) e da Vigilância Sanitária (ANVISA) ás industrias de alimentos vem aumentando a cada dia.

 

Através das análises Microbiológicas e Físico–químicas, as empresas de alimentos buscam garantir as propriedades químicas dos produtos fabricados e manipulados, objetivando manter a qualidade associada à sua marca. Um erro nessa cadeia pode expor a organização a situações vexatórias, algumas vezes catastróficas, envolvendo consumidores, chegando à imprensa, o que é suficiente para acabar com a contrução de uma boa imagem.

A Microscopia de Alimentos preenche uma lacuna analítica existente para o controle das condições higiênico-sanitárias empregadas no processo de fabricação e armazenagem dos produtos alimentícios, assim como matéria-prima. Através de análises Histológicas e de Sujidades , pode ser comprovada a presença de diversos tipos de contaminantes no produto apontando possíveis falhas de processo.

A análise Histológica abrange desde a comprovação dos elementos vegetais presentes na composição (ingredientes), elementos estranhos e fraudes (acréscimo de produtos não declarados de forma acidental ou por adulteração), assim como a presença de partes indesejáveis de vegetais (Ex: Contagem de cascas e paus em café torrado e moído, chá-mate, condimentos, dentre outros).

Análises de Sujidades envolve a investigação de sujidades leves e pesadas não características do produto. Esta análise indica a presença de produtos de origem não biológica (vidro, sedimento, metais, etc) e produtos biológicos (infestações por insetos, pêlos de roedor e bárbulas de pássaro, caracterização de larvas, presença de parasitas, fragmentos de insetos em produtos farináceos, materiais prejudiciais à saúde humana, dentre outros elementos de sujidades).

Recentemente adquirimos um potente microscópio, de altíssima precisão e definição,  que acompanha uma câmera e um monitor acoplado para registro das análises efetuadas na Food Intelligence.

Estamos desenvolvendo os seguintes ensaios microscópicos em alimentos:

  • Sujidades leves

  • Sujidades pesadas

  • Catação por elemento

  • Identificação de amidos

  • Identificação de elementos histológicos

  • Matéria estranha macroscópica e microscópica

  • Pesquisa de açúcar (sacarose)

  • Micélios

Análise de Microscopia